segunda-feira, 21 de maio de 2012

Caminhada pela Serra da Arrábida


Mais um domingo de Sol... mais uma atividade no exterior! Desta vez, 15km pela Serra da Arrábida no início do mês de Maio!

A marcha teve início numa zona perto dos picheleiros e foi sempre a subir em direção ao formosinho da Arrábida! Como a semana foi de chuva intensa, o chão estava cheio de lama e houve alturas em que a vegetação passava por cima das nossas cabeças!

Sensivelmente a meio desta subida de 3 km, eis que aparece uma nova dificuldade: um piso de pedras cálcarias soltas. Ou se preferirem: cascalho ;)
Muitas vezes as mão tiveram que ir ao chão para ajudar na subida! Alguns arbustos e troncos de árvores também ajudaram!
A chegar ao topo da serra, começam a adivinhar-se vistas magníficas e enquanto uns ainda estavam prontos para outra subida, há outros que já estão mais cansados...
O Formosinho é o ponto mais alto da Serra da Arrábida, com 501 metros de altitude!



Deste local conseguimos observar Tróia e a Serra de Grândola, para um lado e, na direção oposta, toda a costa litoral até ao Cabo Espichel. Ao fundo vemos também a Serra de Sintra, Azeitão, Quinta do Conde, Seixal, Barreiro, Palmela, Ponte Vasco da Gama... É incrível como tudo parece perto! É como se estivessemos a olhar diretamente para o mapa.

Depois de nos presentearmos com estas vistas magníficas, eis que a caminhada continua pelo sopé da Serra. Ainda nos esperam uns bons 12Km, embora o pior já tenha passado!


A entrar no chamado "Caminho dos Carvoeiros". Nada mais do que o percurso que os nossos antepassados fizeram para transportar carvão! Um verdadeiro quadro da natureza...
E já demos meia volta à serra quando chegamos à Quinta D'El Carmen, no lado poente da Serra da Arrábida, prontinhos para um pequeno lanche e um cafezinho no interior da quinta num ambiente muito acolhedor!


Ainda na quinta, uma capela simpática!





Já no caminho de regresso a casa e, depois de seis horas de marcha, concluímos a nossa caminhada circular de 15 Km pela Serra da Arrábida!
Mais um dia muito bem passado, em plena comunhão com a natureza!

Sem comentários:

Enviar um comentário